domingo, 17 de agosto de 2014

Barroco, decifrando o enigma do rebuscamento

O homem barroco é emotivo, apavorado e está em constante questionamento sobre a vida e a morte. A ideia do tempus fugit, expressão latina que significa ''o tempo foge'', foi constantemente abordada nas pinturas e nas poesias barrocas. O homem barroco não é nem medieval, nem renascentista, o homem barroco é uma fusão dos dois, preocupa-se com vida, mas apavora-se com a morte. Não há palavra melhor para definir o barroca do que DUALIDADE.

Vanitas (pieter chaesz)




Em vanitas de Pieter Chaesz, pintor holandes do movimento barroco, está presente a dualidade da vida e da morte, a caveira, o relógio, a concha vazia, o cálice tombado e a tinta derramada representam não só a morte, mas todo o vazio da vaidade que buscamos na estética (caveira), no conhecimento (livro fechado) e na riqueza ( concha vazia). Além da abordagem do tempus fugit e do locus horrendus, a pintura apresenta jogo de luz e sombra, característica barroca, que representa o dualismo, a antítese. Além disso, Percebe-se no cálice a reflexão da imagem de uma janela, a pintura nos permite visualizar além do ambiente, algo que seria impossível em uma pintura renascentista.


A santa ceia ( Mestre ataíde)

  

A santa ceia do mestre ataíde, ao contrário da santa ceia de michelângelo , nos passa uma ideia de algo mundano, festeiro; nessa pintura cristo não é mais o centro das atenções, mas quase apenas um membro da ceia. A santa ceia de michelângelo nos dá a ideia de repouso, a santa ceia do mestre ataíde, por sua vez, nos dá ideia de movimento. A aureolá de cristo aponta para um plano axial, característica puramente barroca. Podemos contemplar, além disso, judas na primeira cadeira à direita com dinheiro na mão e também uma mulher um tanto quanto ''saliente''no canto esquerdo da tela. Tais características nos revela uma fusão do sagrado com o mundano. A pintura é maravilhosamente barroca.


Vaticano




A arquitetura barroca, ao contrário da renascentista, possui arcos e desvios, o que no renascimento não é encontrado, uma vez que há um respeito excessivo com as formas retas e a proporcionalidade. A forna como o Vaticano foi construído nos lembra um abraço, pois possui um corredor reto que leva a duas semi circunferências tática usada pela igreja católica para atrair cada vez mais fiéis.





Judite e Holofernes (caravaggio)




Judite e holofernes, pintura de caravaggio, representa o contexto da história de judite que matou o general holofernes para proteger o povo de Israel. A pintura mostra-se barroca pela jogo de luz e sombra mais evidente nas pinturas de caravaggio, além dessa característica a pintura possui uma riquezas de expressões que apenas o barroco possui. As expressões de dor de holofernes, a de tristeza de Judite e a de raiva da idosa ao seu lado. Outro elemento dualístico que podemos contemplar é a diferença entre a beleza e claridade de judite que representa a juventude, a bondade e o horror e a escuridão da senhora ao seu lado que serve-se como apoio à judite e que parece, inclusive, ter mais ódio de Holofernes do que própria Judite. A imagem nos dá ideia de movimento, é perceptível, pois judite está no ato da assassinato e podemos prever o que virá em seguida, o rolamento da cabeça de Holofernes e o pano nas mãos da idosa para segurá-la, a pintura além de todas essa características possui teatralidade, pois por nos dar ideia de movimento, nos sugere o que irá acontecer depois além do pano vermelho.


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